Para uma infância saudável e sem exploração sexual, a CURTINDO CUSCO E.I.R.L, se une à rejeição de qualquer ato abusivo contra crianças e adolescentes, que tenham fins eróticos ou sexuais, em troca de qualquer «benefício» ou condicionamento material.
O que é ESNNA?
A sigla ESNNA se traduz como Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que são expostos a qualquer tipo de ato de natureza sexual ou erótica, para agradar os interesses ou desejos de terceiros, por submissão, em troca de algum «benefício» monetário ou outro.
Os crimes sexuais incluem, entre outros, propostas dirigidas a menores, para fins sexuais presenciais ou por meios tecnológicos; chantagem e divulgação de material audiovisual com conteúdo sexual.
O que é turismo sexual infantil?
O turismo sexual é definido como a exposição de crianças ou adolescentes à prática sexual física ou digitalmente, por meio de novas tecnologias de comunicação e informação, incluindo aliciamento online, sexting ou extorsão sexual e qualquer tipo de ato que viole ou prive menores de seus direitos.
Prevenção de ESNNA
O Ministério do Comércio Exterior e Turismo (MINCETUR) realiza ações para prevenir o abuso sexual de menores, por meio de diversas ações, incluindo a conscientização de prestadores de serviços, turistas, estudantes, professores e outras autoridades sobre esse crime.
A Lei nº 28251 Contra o Abuso e Exploração Sexual estabelece as penas para o crime do usuário e/ou cliente do setor de turismo. involucrado em
exploração sexual de crianças e adolescentes. A pena pode ser de até 30 anos de prisão.
Devemos, além de rejeitar a ESNNA, alertar para a sentença de prisão e ser agentes preventivos.
Em caso de qualquer ato da ESNNA, é inevitável denunciar ao Ministério Público, levar e compartilhar a lista de contatos para denúncias:
Escritório em Casa: 0800-2-3232
Denúncia contra violência familiar e sexual: 100
Delegacia de polícia: 105
Ouvidoria da Criança e do Adolescente: 0800-15170